sexta-feira, março 30, 2007

INVESTIMENTO VÁLIDO

INVESTIMENTO VÁLIDO


As dificuldades do dia a dia do brasileiro sempre são ótimos motivos para refletirmos sobre as prováveis causas. Os problemas enfrentados por nosso povo são muitos. Mas aqui queremos nos ater somente a um. A valorização do TRABALHADOR BRASILEIRO. Grafado em maiúsculo por ser merecedor de destaque e respeito.
Abrindo as páginas dos jornais e revistas nacionais mais recentes sempre encontramos análises econômicas que dão conta de que no Brasil, e em particular no Ceará, o desemprego vem caindo. Que novos postos de trabalho possam estar surgindo não duvidamos. Não cremos, afirmando aqui com veemência, é na qualidade destes postos de trabalho. A mente de nosso empresariado ainda é pequena e mesquinha. A grande maioria ainda persiste na velha forma de explorar “legalmente” a mão de obra assalariada de um povo já tão sofrido.
Ao falarmos isso não nos referimos somente ao trabalhador que recebe apenas um salário mínimo. Tão mínimo que não chega a contemplar o é previsto constitucionalmente para a sobrevivência digna e uma família. Falamos sim de uma classe que começa a ser extinta. A classe média, com curso superior, que para tentar ingressar no mercado de trabalho chega a submeter-se a condições nada dignas de jornada e salário. Se aqui a análise fosse dos recebedores do mínimo, perceberíamos claramente que na verdade esses trabalhadores vivem em um sistema de “escravidão legalizada”, onde na ponta do lápis pagam para trabalhar.
Lá fora chegam a cogitar que o povo brasileiro não gosta de trabalhar. Uma falácia. O Brasileiro, sim, ao contrário de outros povos, sempre encontra um jeito para sobreviver. Seja vendendo lanches em uma bicicleta, olhando carros, ou oferecendo bilhetes lotéricos. Segundo os mestres da economia, chegamos a trabalhar cerca de cinco meses ao ano para pagar tributos. Como trabalhamos para sustentar governos, seríamos os verdadeiros servidores públicos.
Mas enquanto isso no palco do poder maior, aqueles que dizem ser representantes de um povo, do qual eles não querem mais fazer parte, reivindicam aumentos salariais exorbitantes.
Voltando a análise de nossas empresas, com raras exceções, percebemos que diante do excesso de mão de obra colocada no mercado pelas universidades empresas, que só visam o lucro através dos sonhos das pessoas, os mais bem preparados no mercado cearense são obrigados a se sujeitar a situações antes inimagináveis. Os empresários preocupam-se apenas com seus lucros, e esquecem-se de que o maior capital, e a maior riqueza de suas empresas é o funcionário. Para reduzir custos vale tudo. Até mesmo burlar a Lei em relação a alguns direitos do trabalhador. Seja pagando mal, não cumprindo direitos como horas extras, ou contratando estagiários no lugar de profissionais.
Aqui lembramos de uma frase do consultor de markenting americano Philip Kotler: “ Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo, e nenhuma ao custo de não realizá-la.” Aprimorar e valorizar o corpo funcional de uma empresa não é custo , e sim investimento com retorno certo. Algo que alguns homens cearenses, que se acham empresários, ainda não aprenderam. Nesse sentido ée importante que o candidato a uma vaga no mercado cearense analise bem a situação em que se propõe a trabalhar, de modo que saiba se valorizar diante de um empregador.

Fernando Dantas
Advogado e Jornalista

FOTO DA SEMANA


NAS ASAS, O SONHO DE ÍCARO!

Voar. Verbo simples e leve. Verbo que nos leva a uma ação, que não é natural aos seres humanos. Mas natural às aves, morcegos e insetos. Sensação de liberdade, de prazer. Mas o homem, em sua inteligência voltada ao bem, criou o avião. Máquina fascinante, que nos leva aos locais mais distantes. Um sonho de Ícaro. E eu como amante da aviação, e piloto frustado, não poderia deixar de registrar este belo vôo à Brasília.

CARTA PARA CLÁUDIO NAVARRO

A vida é uma dádiva de Deus, senhor e criador do Universo. Você, Grande Cláudio, partiu desta vida terrena, de egoísmo, apego, materialismo, e outros defeitos humanos. Mas nasceu para a principal vida. A vida eterna ao lado do Pai. Estou aqui em casa depois de ver você dormindo em uma urna, sem acreditar que você se foi meu irmão. Mas estou aqui a escrever acreditando que estas palavras chegarão a você, pois no céu também tem lan house, e e-mail. E você como bom mineiro, e amante da informática, dará um jeito de entrar no computador de Deus para ler as suas mensagens.
Nunca esquecerei o seu jeito simpático de atender as pessoas com alegria e educação. O seu jeito brincalhão de me receber no CIP, e na CAACE. Às vezes fazendo papéis que não eram seus. As brincadeiras foram muitas. Inclusive aquela típica nossa de você me chamar de Doutor, e eu recusar este tratamento que não me pertence. E eu brincando com você dizendo: “Ê trein bão. Caba não mundão. Caba sim que é bão!” Uma brincadeira de quem entende bem quem é de Minas.
E por falar em Minas, não aquelas das ruas. Mas das Gerais, de Lavras, de onde viestes. Minas Gerais sempre se destacou em exportar seus minérios. Ouro, Diamantes, e Esmeraldas. E por incrível que pareça, você foi uma dessas peças preciosas das Minas Gerais que chegou ao Ceará. Uma gema transparente de diamante, com a cor verde da esmeralda e da esperança, e o brilho dourado do ouro em seu coração.
Cara, é triste tentar juntar palavras em um momento destes que é doloroso. Estou triste, pela partida de um amigo que queria eu ter convido mais. Ter dado mais gargalhadas juntos, bebendo um chope. Rindo da vida. Fazendo galhofa. Ouvindo seus sonhos de ser um bom Advogado, como me falastes há 15 dias na CAACE.
Mas um dia nos reencontraremos, de novo. A vida não se resume a este mundo materialista e egoísta. Que a sua partida rápida, não sirva apenas para que alguns pensem que devam parar de fumar, beber menos, fazer mais exercícios. Que o seu nascimento para o mundo espiritual, sirva para que as pessoas parem para pensar que a única certeza da vida é a morte. E que durante a vida deixem de ser arrogantes, prepotentes, egoístas, falsas. Que os nossos convivas pensem e ajam iguais a você. Com a alegria, simpatia, humildade, atenção e espírito de servir ao próximo.
Cláudio. A vida é curta. E a gente tem que fazer com ela seja longa, como você fez, praticando o bem. Acho que falei de mais. As lágrimas caem...........E o resto é melhor falarmos pessoalmente, quando nos encontrarmos.

Um abraço, Irmão. Que a Luz de Deus te guie em sua nova jornada.

Saudades. Uma palavra da língua Portuguesa.

Fernando Dantas
Advogado/Jornalista