quinta-feira, agosto 30, 2012
ESTE É O NÍVEL QUE VOCÊ DESEJA PARA A SUA CÂMARA MUNICIPAL?
Chega eleição, termina eleição, e pouca coisa muda neste país, seja no âmbito municipal, estadual, ou federal. No período eleitoral, o centro das atenções se volta mais para se discutir o Poder Executivo, e as propostas de quem o deseja ocupar. E isto está sendo bem claro nas eleições municipais de 2012, onde novamente o Poder Legislativo fica relegado à segundo plano, como se fosse um poder menor. Nem mesmo os atuais ocupantes de cadeiras da Câmara Municipal de Fortaleza se preocupam em discutir o assunto, as funções do parlamento, e a sua falta de qualidade.
O que se vê são candidatos ávidos apenas pelo poder. Esquecem-se que um parlamento independente, também é importante para o desenvolvimento sócio-político de uma metrópole como Fortaleza, que já é a quinta maior cidade do Brasil. Já está na hora da sociedade civil organizada e a Imprensa, cobrar mais do Poder Legislativo, no sentido de que seus membros cumpram a missão básica de um parlamento que é de legislar e fiscalizar, e não ficar fazendo leis de nomes de ruas, e simples requerimentos de congratulações.
Há muito tempo a nossa Câmara Municipal, com raras exceções de alguns vereadores está acéfala, inoperante, subserviente, e sem cumprir sua missão. Para que tenhamos idéia, algumas comissões temáticas naquela casa funcionam de modo capenga, outras nem se reúnem. Não existe uma Comissão de Disiciplina é Ética. A cada dia há quebra de decoro parlamentar, não somente entre os vereadores, mas também destes para com a população fortalezense.
E os recentes fatos só vem a macular mais ainda a imagem de um Poder Legislativo Municipal que está falido, corroído. Neste momento um Vereador daquela casa, que não soube honrar o mandato, teve a esposa envolvida com o recebimento do Bolsa Família, fato que é público e assumido pelo mesmo. O dito Vereador também agora foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por outra tipificação penal relacionada a receptação. Após estes fatos, a Casa resolve instalar uma CPI para averiguar o caso, e depois seus membros começam a querer interromper os trabalhos de averiguação. Mas estes nem começarão, pois somente no ano passado foram pedidas as instalações de três Comissões Parlamentares de Inquérito para apurar uso irregular do solo, frotas piratas de táxi, e pontos de venda de drogas na cidade. E nenhuma até hoje saiu do papel. Imagine agora uma que mexe com o corporativismo da casa.
O triste é ver que os próprios atuais vereadores não respeitam os cargos nos quais foram investidos, nem a Casa Legislativa, nem os eleitores. Basta ver as manchetes dos jornais onde eles se reconhecem em diversas “qualidades”, como: preguiçosos, mentirosos, bandidos, e “ficha-podre”. O exato é que nesta história não existem santos, todos tem sua parcela de culpa. De um lado uma “pseudo-oposição” despreparada, que tenta atacar a gestão durante as sessões plenárias durante o dia, e de noite ficar a usar a máquina de saúde do município em troca de votos. De outro lado parlamentares de situação que vêem em uma CPI uma ameaça à gestão e a um vereador da base aliada, que já demonstrou atos que são passíveis de punição.
Só sei que desejo uma ampla renovação na Câmara Municipal de Fortaleza, pois o atual nível destes vereadores de Fortaleza, me causa vergonha. Aí te pergunto: “Este é o nível que você deseja para sua Câmara Municipal de Fortaleza?” Eu não, pois Não Acredito em Promessas Santas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário