quarta-feira, janeiro 11, 2012

EDUCAÇÃO E CIVISMO. EI Ó SUS, OH, SUS!



Assisti um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=4hGEu-q5wxg) que é bastante interessante, pois mostra algo que muitos brasileiros não sabem. Nós tínhamos mais letra em nosso hino nacional brasileiro.E mostra também como nossos jovens pracinhas da FEB honraram e amavam com patriotismo nosso amado Brasil, mesmo sob ataques aéreos.

A parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro possuía uma letra, que acabou excluída da sua versão oficial do hino. Essa letra é atribuída a Américo de Moura, natural de Pindamonhangaba, presidente da província do Rio de Janeiro nos anos de 1879 e 1880. Em 17 de novembro de 2009, o cantor Eliezer Setton lançou um CD intitulado Hinos à Paisana, das quais uma das faixas é do Hino Nacional Brasileiro com essa introdução cantada.

“Espera o Brasil que vós cumprais com o vosso dever
Ei! Avante, brasileiros! Sempre avante
Gravai o buril nos pátrios anais o vosso dever
Ei! Avante, brasileiros! Sempre avante

Servi o Brasil sem esmorecer, com ânimo audaz
Cumpri o dever na guerra e na paz
À sombra da lei, à brisa gentil
O lábaro erguei do belo Brasil
Ei ó sus, oh, sus!”

Seria engraçado se não fosse triste, mas um dos problemas maiores de nosso país passa pela falta de incentivo à educação. E quando falamos em educação, também nos reportamos aos valores morais e cívicos que não são mais ensinados às nossas crianças e adolescentes. Dá orgulho viajar a outros países, como a Argentina e até mesmo aos Estados Unidos. Países com realidades econômicas, culturais, e de colonização totalmente distintas. Mas que possuem um ponto em comum. Americanos e Argentinos amam suas bandeiras, e se orgulham como nação através do respeito aos seus símbolos nacionais. Enquanto isto em nosso amado Brasil, poucos são aqueles que honram a nossa bandeira, o nosso hino nacional, símbolos maiores de nossa pátria e nação. Muitos sequer sabem cantar nosso hino. E a maioria só usa nossa bandeira e cores verde e amarelo, em jogos da Copa do Mundo. Outra conseqüência da falta de investimento e compromisso com a educação. Enquanto a China é considerada uma nação fechada, comunista, e que tem um capitalismo estatal, suas crianças são privilegiadas com uma educação de qualidade e primor. E no Brasil, que se diz social-democrático, aberto, e de economia de mercado, encontramos uma educação indigna, vergonhosa, que só contribui para a perpetuação de um ciclo de dominação que já dura séculos. Vivemos em um país cercado de nações de origem hispânica, e acaba sendo inadmissível não termos no Brasil a obrigatoriedade de ensino da língua espanhola. Como se falar em Mercosul, integração de povos latino-americanos, se somos o único de língua portuguesa e não nos esforçamos para ter como segunda língua o espanhol. Muito contraditório, mas compreensível no país da inversão de valores, no país do faz de conta. Ei ó sus, oh, sus!

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente! Conheço de cor esta letra e a tenho cantado na mais absoluta solidão todas as vezes que ouço o nosso hino ser entoado. Aprendi nas aulas de Música, disciplina obrigatória a partir do 3o ano do falecido Ginásio, que somente aqueles acima dos 50 anos, como eu, poderão lembrar.