terça-feira, março 13, 2012

Parar de Fumar, um Dilema



Hoje 13 de março de 2012, completo 18 dias sem fumar. Para muitos deixar de fumar é um dilema. Mas vamos que vamos em frente. Cigarro agora somente aos 85 anos para me despedir desta vida finita, com um trago de uísque e vendo fotos do passado. Brincadeiras a parte, tenho que explicitar algo em relação ao cigarro. Filho e neto de fumantes, ainda sou de uma geração que foi influenciada pelo cigarro. Consegui fazer minha mãe parar de fumar. Mas paguei pela língua que dizia: "Nunca Fumarei". E fumei pela primeira vez aos 21 anos de idade. Meu pai faleceu com o agravante do cigarro aos 71 anos. Minha avó mãe dele, um ano depois com 104 anos de idade. Sempre me mantive como um fumante moderado, fumando apenas cerca de 10 cigarros por dia. A não ser nos dias da gelada cerveja, em que a média supera os 20 cigarros fumados . Álcool e cigarro é uma mistura ciclíca. Álcool uma droga depressora e cigarro uma droga estimulante. Daí quem bebe fuma mais. Não é fácil parar. Já parei antes e voltei. Mas creio que desta vez será de vez, pois consegui um aliado interessante.
Para parar de fumar existem diversos métodos. Dos mais simples aos mais radiciais. Mais simples como beber um copo de água quando dá vontade de fumar. E mais radicais, como ao morrer. Além destes existem tratamentos psicológicos, adesivos com nicotina, medicamentos fortes, e uma novidade do mercado que adotei e está me ajudando muito. O Cigarro Eletrônico. Mas de nada adianta nenhum destes métodos citados, se inexiste a vontade de parar de fumar. No mercado desde 2003, pude conhecer esta tecnologia mês passado em minha viagem aos USA, onde adquiri um Cigarro Eletrônico para testar. E o melhor é que funciona. Recarregável na energia elétrica, utiliza-se apenas de um extrato flavorizado. Não exala fumaça, e sim vapor d´agua. E não possui mais de 4 mil susbtâncias tóxicas, incluindo principalmente o monóxido de carbono e o alcatrão, principais elementos cancerígenos. E o interessante é que funciona. Nos USA sua venda é liberada, e no Brasil proibida, pois a ANVISA alega não existirem estudos sobre o mesmo. Na verdade o que existe é um lobby da indústria de cigarros, que é responsável por uma grande carga tributária que atinge 70% em cada carteira de cigarro consumida. Se falam tanto na saúde, porque não investem em pesquisas através de instituições sérias como Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Adolfo lutz, entre outras. O certo é que comigo o Cigarro Eletrônico está funcionando. No mês passado a revista Isto É trouxe uma matéria esclarecedora sobre o Cigarro Eletrônico, que vale a pena ser lida, e que colocarei o link abaixo. Veja a foto deste artigo e entenda o funcionamento deste dispositivo.
Mesmo buscando parar de fumar, não vou aqui condenar quem fuma, pois embora extremamente prejudicial à saúde, somente sabe a sensação de um cigarrinho com uma cerva gelada quem fumou, ou fuma. E devemos respeitar o livre arbítrio das pessoas, desde que não cause prejuízos ao próximo.

Link da Matéria da revista Isto É : http://www.istoe.com.br/reportagens/191163_A+MODA+DO+CIGARRO+ELETRONICO

Nenhum comentário: