quinta-feira, maio 21, 2015

O CAOS POSTAL NO BRASIL

Meu convívio com a antiga EBCT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, hoje simplesmente Correios, remonta a metade da década de 80, quando eu com 12 anos de idade me dedicava à filatelia. Sempre ia à agência central dos Correios comprar selos. Aguardar cartas chegarem em casa, ou encomendas era algo mágico. Nos deixava ansioso pela surpresa que nunca tardava a chegar. A EBCT era motivo de orgulho nacional. Uma das instituições de maior credibilidade no país, ao lado dos bombeiros e militares das forças armadas. Hoje, muita coisa mudou. Não coleciono mais selos, a qualidade do serviços dos Correios caiu na lama, encomendas e cartas demoram a chegar; e sem falar no péssimo atendimento e preços altos. E os exemplos são muitos. Eu mesmo apresento dois exemplos do péssimo serviço prestado atualmente pelos Correios no Brasil, um órgão federal que possui cargos comissionados indicados pelo Governo Federal. Esperar uma carta ou encomenda não tem mais nada de mágico. É na verdade um verdadeiro pesadelo. No mês passado esperava uma encomenda que foi postada nos USA em 17.04.15 sob o código de rastreamento CJ197917379US. Chegou no Rio de Janeiro em 22.04.15, data em que também foi liberada pela alfândega e já enviado para Fortaleza. Para minha surpresa em 05.05.15 a dita encomenda não chegou à minha cidade, pois simplesmente desapareceu. E só veio a chegar em 19.05.15 após reaparecer.
Alguns podem dizer que a minha encomenda, citada acima, demorou por ser internacional. Estão corretos? Não! A ineficiência dos Correios existe também no âmbito nacional. Em 06.05.15 foi postada uma encomenda para mim vinda da cidade de Jundiaí- SP, sob o código de rastreamento PE149717324BR. No acompanhamento da encomenda notamos que no mesmo dia foi encaminhada para a Unidade Operacional de Valinhos-SP. Pasmem sobre o que aconteceu. Onze dias depois a minha encomenda ,que não era mais rastreada no sistema, apareceu em 17.05.15 na Unidade Operacional de Porto Alegre-RS. Mas o que é que tem a ver um objeto sair de São Paulo para Fortaleza e fazer uma escala, ou conexão, em Porto Alegre? Um absurdo!!! E sabem qual a razão disto? Simples. Incompetência pura de gestão. Pelo jeito estão colocando servidores para trabalhar, que nunca cursaram administração postal. E sem falar nas peixadas políticas das indicações de comissionados.
Outros poderão dizer: “Fernando, você está exagerando em seu desabafo.” Será? Para os que pensam assim, faço um convite para visitarem a página oficial dos Correios no Facebook (https://www.facebook.com/correiosoficial). Visitem e percebam várias reclamações que existem contra os Correios. Um patrimônio nacional que está mal administrado, sem gestão, ineficaz, e preocupado mais com bobagens, do que com sua atividade fim. Quer comprovar? Vejam as respostas das reclamações na página do órgão no Facebook. #BRASILUMPAÍSDETOLOS

Nenhum comentário: