sexta-feira, janeiro 22, 2016

Do Virtual para o Real

Desde pequeno me interessei pela arte mágica e pelo ilusionismo. Mágica em si talvez não exista para alguns, por não ser "real" para eles. Mas digo-lhes que momentos mágicos de deslumbramento existem, e estes são ludicamente reais. Entretanto o que seria real neste nosso cotidiano? Isto levou-me à uma reflexão. Na maior parte do tempo de nossas vidas achamos que lidamos com o real e o mensurável. Mas se analisarmos mais profundamente, perceberemos que talvez estejamos em um estado de "hipnose" construído pela educação, cultura, convenções sociais, e por inúmeras outras razões. Para alguns existe a máxima realística em suas mentes de que as amizades virtuais não podem ser verdadeiras. Que engano. O que foi virtual antes, pode ser real amanhã. E o que achamos real hoje, poderemos amanhã chegar à conclusão de que vivíamos apenas na virtualidade. Eu, por mim, acredito que amizades virtuais podem ser verdadeiras e reais. Digo isto quando lembro da década de 80. Um momento em que não tínhamos a facilidade da internet e das redes sociais para participarmos do que chamamos hoje de "Redes Sociais". Espaços cibernéticos, onde podem surgir as chamadas amizades virtuais. As mesmas que para alguns podem não ser verdadeiras. Nos idos dos "The 80`s" tive a minha primeira amizade virtual, que sempre foi real. Por causa da filatelia, conheci o amigo norte-americano Sidney Huff através da troca de correspondências e selos. Os anos passaram-se, e em 2013 tive a satisfação de conhecê-lo pessoalmente, o recebendo em nossa Fortaleza, onde ficou por mais de um mês. Passados dois anos nos reencontramos nos Estados Unidos. O que era virtual se tornou real, com base em uma amizade verdadeira. O que ocorre hoje definitivamente não se relaciona aos questionamentos acerca da realidade de uma amizade virtual verdadeira. O que ocorre mesmo é a virtualidade do respeito e consideração às nossas amizades verdadeiras, por conta de nosso egoísmo. As pessoas fingem quem possuem amizades reais e duradouras. Algo tão verdadeiro quanto uma cédula de 3 reais!

2 comentários:

Sherfenson Figueira disse...

Com profundidade e propriedade de chegar sempre ao cerne da questão. É isso mesmo, as amizades virtuais tem muitas chances de tornarem-se reais no cotidiano, mas só descobrimos a cada enter, é mais demorado por questões meramente de segurança, mais muito mais fácil dialogar, e dependendo das várias intenções, umas são mais verdadeiras que outras, afinal quem marcaria um encontro as escuras. Feliz de quem sabe aproveitar cada oportunidade para fazer novas amizades. É isso aí, valeu amigo, mandei msn no inbox do face pra vc.

José Demontier Vieira de Souza-Filho disse...

No meu conceito, uma amizade é uma 'colisão' de afinidades e cumplicidades que em um futuro, convergirão para o convívio e a partilha de ocasiões. O 'fenômeno' da amizade pode ser encontrado sim em ambientes virtuais porque nos mesmos também existem pessoas que 'sofrerão' a tal 'colisão' com o agente 'procurador'. Já fiz e mantenho boas 'amizades virtuais' e algumas cheguei a materializar, tendo sido algo bastante compensador. A internet é uma 'caravela' no 'mar' de informações e de contatos e de realidades, sendo nós os 'navegadores'.