quarta-feira, agosto 21, 2013

CARTA AO MINISTRO ANTÔNIO PATRIOTA

Exmo. Sr. Ministro das Relações Exteriores, Sr. Antônio de Aguiar Patriota. A cada acontecimento neste país, me envergonha de ser brasileiro. Me envergonha pela nossa péssima classe política, e também pelo péssimo serviço público que é prestado a nós brasileiros. Eu, até pouco tempo, acreditava que o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, seria um serviço de excelência. Mas, sem surpresa alguma, percebi que é um serviço público como qualquer outro. Sem respeito a nós brasileiros, que pagamos impostos que mantém a capenga e falaciosa máquina pública brasileira, onde aqui incluímos também nosso corpo diplomático. Nesta quarta-feira (21.08.13) tive que ligar de Fortaleza, Ceará, Brasil, para o Consulado do Brasil em Los Angeles, com o fito de resolver um problema com urgência. E fiquei chocado com o péssimo atendimento a quem faz uma ligação internacional, para ser atendido por servidores públicos, pagos por nossos impostos. Apenas fui informado, por um rapaz que se denominou de recepcionista, chamado Fabrício, que ninguém no consulado poderia atender uma simples ligação feita do Brasil para os USA. Mas porque? Seriam os integrantes do corpo diplomático brasileiro seres do Olimpo, acima do bem ou do mal? Seriam super servidores públicos internacionais que não podem atender bem os que moram no Brasil e pagam seus salários. Um Absurdo. Aqui manifesto meu protesto contra esta falta de cordialidade e acolhimento a quem precisa. Os que integram o Consulado do Brasil em Los Angeles, devem saber que antes de serem integrantes do Corpo Diplomático, são Servidores Públicos, e como tal deveriam agir. Se não podem atender um simples telefone, porque os mesmos constam no site http://losangeles.itamaraty.gov.br/pt-br/? Se só pode fazer reclamações ou pedir informações por e-mail, por que os endereços eletrônicos não estão no mesmo site? INEFICIÊNCIA TOTAL. No site de vocês nem existem informações claras de como contactá-los através de e-mail. O formulário de contato não funciona. E o telefone 061-2030.6161 não funciona também. Será que alguém ainda trabalha aí? Será que pelo menos fecharam a porta e apagaram a luz ao sair? Esquecem-se os “servidores públicos” do Itamaraty, que o bom atendimento dos órgãos públicos também está previsto em nossa Constituição Federal, de acordo com os princípios do Direito Administrativo, e de nosso Código de Defesa do Consumidor. Art. 22. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos. Parágrafo único. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigações referidas neste artigo, serão as pessoas jurídicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste código. Não resolvi meu problema com o Consulado de Los Angeles. Serei compelido a ainda pagar impostos para manter a ineficiente, letárgica, falaciosa, arrogante máquina pública brasileira. E para mim resta apenas aguardar a conta telefônica no fim do mês para pagar por algo, que só me gerou chateação. Fernando Dantas Advogado

3 comentários:

Renato disse...

Infelizmente pagamos para sermos mal atendidos. Tudo isso é simplesmente ABSURDO!!

Renato disse...

Infelizmente pagamos para sermos mal atendidos. Tudo isso é simplesmente ABSURDO!!

FERNANDO DANTAS disse...

Infelizmente. Brasil, Um País de tolos!