quarta-feira, outubro 11, 2006

A QUEBRA DOS VALORES DEONTOLÓGICOS

A imprensa possui realmente um papel de fundamental importância na formação intelectual de um país, através da divulgação de notícias e informações. A mídia tanto pode ser utilizada para o bem quanto para o mal. Nas duas situações continua sendo um quarto poder dentro de uma estrutura social.

No Brasil, onde algumas instituições ainda não amadureceram o bastante, a imprensa pode exercer uma influência negativa, que leva às mudanças de posições e opiniões. A notícia, como é ensinada nos bancos universitários e também na experiência diária nas redações com profissionais sérios deve ser isenta. A opinião é válida dentro do editorial da empresa, mas esta mesma opinião não pode gerar o direcionamento das matérias veiculadas.

A mesma imprensa que informa, às vezes desinforma e confunde a cabeças daqueles que não tem maturidade ou aprofundamento nas questões políticas, sociais e econômicas desta nação continental. O que percebemos dentro dos grandes veículos de comunicação são interesses de grupos se sobrepondo aos interesses da coletividade.

No atual cenário, tentam passar á população que o PT e o Presidente Lula erram na administração pública, e em ações denunciadas de corrupção. Esquecem-se os doutos jornalistas, que no Brasil existe um Estado Democrático de Direito regido por Leis. Algumas destas Leis possuem vigência, mas não são eficazes. Mas existem. E dentro desta vigência ninguém pode sair acusando os outros gratuitamente, pois todos são inocentes até que se prove o contrário. Em relação ao que ocorre no país as investigações ainda estão sendo feitas e ninguém ainda foi condenado.

Mas alguns deste país insistem em condenar previamente pessoas sem um devido processo legal. O PSDB, com apoio de alguns setores oportunistas do empresariado dos meios de comunicação tenta passar uma imagem do mal relacionada à esquerda, e em especial ao Presidente Lula e ao PT. Olhando um pouco o passado, perceberemos que a realidade não é tão pura como os Tucanos insistem dizer, que da qual fazem parte. Em um passado não muito distante, falcatruas ocorreram nos governos do PSDB. Não foram poucas as irregularidades. E neste contexto, a atual imprensa que ataca a esquerda, é a mesma que denunciava os tucanos há alguns anos atrás. Digo isto porque as capas da revista Veja não negam os fatos. Por isto vale a pena reavivar a memória e ver as capas da Veja que seguem em anexo. Não devemos nos deixar levar por falácias, ou por arautos que se dizem agora defensores da ética e da moral na vida pública, destruindo assim os verdadeiros princípios deontológicos.
O argumento correto é que o empresariado dos meios de comunicação está sim preocupado com o futuro. Mas somente com o futuro de seus interesses corporativos.

Nenhum comentário: